LEC Academy

Curso de Compliance Anticorrupção

O CURSO

O Curso de Compliance Anticorrupção fornece subsídios teóricos e práticos para a implantação de um programa de Compliance, bem como o seu aperfeiçoamento. O curso também prepara os profissionais para atuarem na área de Compliance e áreas de apoio ao Compliance, bem como prestadores de serviços (advogados e consultores) que militarão nessa promissora área.

Com o objetivo de capacitar os profissionais de diversos segmentos a enfrentar os principais desafios encontrados na área de Compliance, o curso é fundamentado no US Federal Sentencing Guidelines, na Lei Anticorrupção brasileira (12.846/13) e nas melhores práticas de compliance desenvolvidas por empresas multinacionais.

COMO FUNCIONA

O enfoque do curso é prático e possui uma carga horária de 40 horas, sendo ministrado de forma completa ao longo de 5 meses. Entretanto, por ter sido desenvolvido de forma modular, os alunos terão a possibilidade de iniciar o curso em qualquer dos módulos e complementar o curso de acordo com a sua disponibilidade e sem qualquer prejuízo de conteúdo nas turmas subsequentes.

CARACTERÍSTICAS DO CURSO

• Curso pioneiro em compliance e integridade corporativa no Brasil.
• Abordagem prática e professores atuantes no mercado.
• Conteúdo abrangente e alinhado com as exigências da Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção CPC-A, idealizada pelo Lec Certification Board e operada em parceria com a FGV Projetos.
• Maior comunidade de compliance da América Latina.
• Sede na Av Paulista em frente ao metrô Trianon-Masp.
• Curso Online com evento ao vivo e mentoring (turmas limitadas a 100 pessoas).

PÚBLICO-ALVO

Profissionais das áreas:

• Jurídica
• Compliance
• Auditoria
• Controles Internos
• RH
• Finanças

OBSERVAÇÕES

• Almoço e estacionamento não estão inclusos no valor do curso.
• Para início da turma é necessário atingirmos número suficiente de participantes, pedimos a gentileza de aguardar a confirmação do curso, para compras de passagem e hospedagem.

COMPLIANCE OVERVIEW / LEGISLAÇÕES ANTICORRUPÇÃO

Compliance Overview
• Relacionamento com os demais departamentos;
• Comunicação corporativa;
• Posicionamento funcional;
• Interdisciplinaridade;
• Cenários de evolução e amadurecimento da função;

Legislações Anticorrupção
• Overview das principais legislações anticorrupção;
• FCPA;
• Lei 12846/13 – Apresentação da Lei e discussão de seus principais pontos. Impacto para a as empresas brasileiras;

Carga horária: 8 horas
Datas: 15/07/2017 (Início Turma 1A) / 19/08/2017 (Início Turma 1B)
Período: 8h00 às 18h00
Intervalos: coffee break manhã, almoço e coffee break tarde
SUPORTE DA ALTA ADMINISTRAÇÃO / RISK ASSESSMENT

Suporte da Alta Administração
Um programa efetivo de Compliance passa necessariamente pelo suporte incondicional da alta gestão das companhias, uma vez que a efetividade do programa depende de recursos financeiros e intangíveis corretamente alocados, compromisso do management e, sobretudo, independência e autoridade. Encontrar o equilíbrio entre o exercício da função de compliance e a operação da companhia é uma arte a ser desenvolvida.

Risk Assessment
A avaliação de risco de um programa de Compliance deve ser baseada em uma avaliação completa dos riscos inerentes às práticas de suborno e corrupção, bem como demais políticas existentes, como conflito de interesses, lobby, doações, cortesias comerciais, interação governamental, etc. Por definição, a avaliação deve ser conduzida regularmente em todos os aspectos comerciais e operacionais das empresas, levando em consideração o ecosistema em que atua, o tamanho da empresa, o grau de comprometimento de parceiros, terceiros e fornecedores, bem como outras circunstâncias relevantes. A avaliação de riscos deve medir a probabilidade e gravidade de possíveis violações e deve identificar ações mitigantes, inclusive novas políticas e procedimentos.

Carga horária: 8 horas
Data: 16/09/2017
Período: 8h00 às 18h00
Intervalos: coffee break manhã, almoço e coffee break tarde
POLÍTICAS E CONTROLES INTERNOS / AUDITORIA E MONITORAMENTO / COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO

Políticas e Controles Internos
A elaboração de políticas alinhadas com o Código de Conduta é fundamental para a orientação de funcionários acerca das regras morais, comportamentais e operacionais a serem seguidas. A adequada estruturação de políticas diminui sensivelmente os riscos de gestão. Da mesma forma, a criação e aplicação de controles internos permite a constante correção de falhas procedimentais propiciando uma melhoria constante de produtividade, além de ser, ao lado das políticas, um guia comportamental para os colaboradores.

Auditoria e Monitoramento
O monitoramento constante e a auditoria dão suporte ao programa de compliance de forma a medir a capacidade de certos controles e processos e propiciar mudanças positivas. A auditoria é o gatilho utilizado pelo departamento de compliance para efetuar a verificação procedimentalizada de fatos que podem gerar contingências às empresas.

Comunicação e Treinamento
A comunicação e os treinamentos dão visibilidade ao programa de compliance e permitem que o profissional de compliance tenha contato direto com os demais setores da empresa interagindo com os colaboradores. Comunicar adequadamente é uma habilidade a ser desenvolvida pelo profissional da área. Os principais treinamentos a serem desenvolvidos pela área de compliance são os seguintes: Anticorrupção, Código de Conduta e Políticas Internas e Negociações com o Governo.

Carga horária: 8 horas
Data: 21/10/2017
Período: 8h00 às 18h00
Intervalos: coffee break manhã, almoço e coffee break tarde
DUE DILIGENCE / INVESTIGAÇÃO E REPORTE / CRIMINAL COMPLIANCE

Due Diligence
Diversos casos recentes de FCPA – bem como o próprio Guidance de FCPA publicado pela SEC e DOJ – destacam a importância da realização da due diligence anticorrupção em operações de M&A. Mas não é só, existem diversos procedimentos de due diligence que podem e devem ser utilizados pelas empresas para reduzir os riscos de corrupção e propiciar um conhecimento sobre o status dos fornecedores e terceiros.

Investigação e Reporte
Aprender a desenvolver um bom plano de investigação, utilizar as ferramentas corretas deve certamente fazer parte da função do compliance officer. Da mesma forma, o reporte adequado às autoridades quando necessário deve ser fundamentado nas legislações existentes, sempre de forma estruturada e levando em consideração as melhores práticas de mercado.

Criminal Compliance
Entender a necessidade das companhias e a sua demanda relacionada ao direito criminal empresarial é fundamental para o profissional de Compliance. As recentes operações da polícia federal trazem à tona a necessidade de a companhia ter um interlocutor com conhecimento do negócio e responsabilidade para interagir em situações de crise. O modulo de criminal compliance trará aspectos específicos sobre Busca e Apreensão e medidas preventivas relacionadas à área de compliance.

Carga horária: 8 horas
Data: 25/11/2017
Período: 8h00 às 18h00
Intervalos: coffee break manhã, almoço e coffee break tarde
COMPLIANCE DIGITAL E CASOS PRÁTICOS

Compliance Digital
A evolução tecnológica alterou definitivamente os padrões culturais da sociedade contemporânea. Vivemos hoje a era da cibercultura, fortemente marcada pelas tecnologias digitais. O ordenamento jurídico vem se adaptando para recepcionar essa nova realidade, com iniciativas como o Marco Civil da Internet, a Lei Carolina Dieckmann e o Antreprojeto de Lei de Proteção a Dados Pessoais. Conhecer as novas regras é fundamental para garantir a legalidade de procedimentos de investigação e implementação de controles internos.

Casos Práticos
Entender e discutir os casos recentes de compliance é ter uma noção real e prática do que acontece ao redor do globo e poder utilizar como base para a implementação de melhorias em seu próprio programa de compliance.

Carga horária: 8 horas
Data: 09/12/2017
Período: 8h00 às 18h00
Intervalos: coffee break manhã, almoço e coffee break tarde
COORDENADORES
Alessandra Gonsales
Sócia Fundadora da LEC e Sócia de Compliance do W. Faria Advogados

Graduada em Direito pela PUC-SP; Pós-Graduada em Direito Empresarial pela PUC-SP; Mestre em Direito Comercial, tendo conduzido suas pesquisas na Universidade de Harvard – Boston/EUA e MBA pela FGV/SP. Professora de Cursos da LEC e de Pós-Graduação na área de compliance. Palestrante em eventos nacionais e internacionais e autora de diversos artigos sobre compliance anticorrupção e financeiro.

Alexandre Serpa
Diretor de Compliance na CVS Health (Drogaria Onofre)

Há sete anos atuando em Compliance é um profissional com 17 anos de experiência nas áreas de governança corporativa (Compliance, Auditoria, Gestão de Riscos e Controles Internos) em empresas de Consultoria, Indústria Farmacêutica (Brasil e Suiça) e Varejo Farmacêutico. Graduado em Ciências da Computação pela UNESP e pós-graduado em Adm de Empresas pela FGV. Certificado em Investigação de Fraudes (CFE – Certified Fraud Examiner) e em Compliance e Ética (CCEP – Certified Compliance and Ethics Professional).

Carlos Ayres
Sócio de Compliance do escritório Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados

Sócio de Compliance do escritório Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados, Coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP) e Professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (GVlaw). Bacharel em Direito pela PUC/SP, LL.M em Comparative Law pela University of Florida e Especialista em Direito Tributário pela GVlaw. Trabalhou no escritório Baker & McKenzie em Chicago/EUA entre 2009 e 2010 e, no segundo semestre de 2010, atuou na divisão de Enforcement da U.S. Securities and Exchange Commission em Washington, D.C./EUA. Autor de diversos artigos sobre corrupção e Compliance publicados no Brasil e no exterior.

Daniel Sibille
Diretor de Compliance LATAM da Oracle

Advogado especialista em Compliance e Combate a Fraudes, atualmente é Diretor de Compliance LATAM da Oracle, empresa norte-americana com presença em 145 países e líder mundial no mercado de IT. Graduado pela Universidade presbiteriana Mackenzie e Pós Graduado em Direito Civil e Direito Empresarial. É professor do Curso curso de Pós Graduação de Gestão de Riscos de Fraudes da FIA, Coordenador do Curso de Preparatório de Compliance da LEC e Idealizador e co-fundador da Revista LEC – Legal, Ethics and Compliance.

Fernando Palma
Sócio da Compliance Total

Possui 20 anos de experiência na área Jurídica, sendo os últimos 8 anos voltados exclusivamente para a área de Compliance, tendo atuado em posições de liderança em multinacionais como Walmart Stores, Inc., Archer Daniels Midland (ADM) e Stryker Corporation. Palma é membro desde 2011 da SCCE Society of Corporate Compliance and Ethics, onde no mesmo ano recebeu o título CCEP – Certified Compliance and Ethics Professional, e também membro do Conselho de Compliance do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo, além de Professor do Curso para a formação de compliance officers da LEC – Legal, Ethics & Compliance.

Giovanni Falcetta
Sócio de Compliance do escritório Tozzini Freire Advogados

Giovanni Falcetta é sócio da área de compliance do escritório TozziniFreire e Coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP. Giovanni é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica– PUC/SP, mestre em Direito Privado Europeu pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e participou ativamente das discussões envolvendo a tramitação e regulamentação da Lei Anticorrupção brasileira.

INSTRUTORES
Bruno Maeda
Sócio no escritório Trench, Rossi e Watanabe

Sócio do grupo de compliance do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, em São Paulo. Coordenador do Comitê Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp). Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. LL.M. pela London School of Economics and Political Science, Reino Unido. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Trabalhou no escritório de Baker & McKenzie em Londres entre 2005 e 2006.

Claudio Scatena
Gerente de Compliance Corporativo da AES Brasil

Claudio Scatena é bacharel em Comunicação e Publicidade pela FAAP-SP (Fundação Armando Álvares Penteado) e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV – SP (Fundação Getúlio Vargas). Atua no Compliance da AES Brasil desde 2007, responsável pelo canal de Investigações Internas, pelo Programa de Treinamentos de Compliance e coordena o Comitê de Ética da organização. Antes da AES trabalhou na coordenação de projeto e Soluções Educacionais para Ética e Sustentabilidade do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, uma organização sem fins lucrativos. Claudio soma quase uma década em atividades relacionadas à Compliance Ética e Valores. Iniciou a carreira em Marketing de grandes corporações multinacionais – 10 anos de experiência na Johnson & Johnson e Parmalat.

Leonardo Viegas
Presidente do Conselho de Administração do Grupo Multivix

Leonardo Viegas foi um dos fundadores do IBGC, membro de seu conselho de administração em 3 mandatos e coordenador das Jornadas Técnicas do Instituto ao exterior. Participou da elaboração dos quatro últimos Códigos das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC. Atualmente preside o Conselho de Administração do Grupo Multivix. É membro do Private Sector Advisory Group, órgão do Banco Mundial, credenciado como Master Trainer em governança corporativa pelo IFC. Formado em engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-graduação nas Universidades de Berlim, Harvard e Yale.

Bruno Becker
Pesquisador do Núcleo de Direito, Economia e Governança FGV Direito SP

Pesquisador do Núcleo de Direito, Economia e Governança na FGV Direito SP e responsável pela área de Direito da Concorrência do escritório Souto Corrêa Cesa Lummertz e Amaral Advogados. Doutorando em Direito Comercial pela USP e bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi advogado na área de Direito da Concorrência do BMA. Diretor da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) e do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (IDERS).

Davi Tangerino
Sócio do escritório Trench, Rossi e Watanabe

Davi Tangerino atua há mais quinze anos como criminalista, tendo sido assessor de Ministro do Supremo do Supremo Tribunal Federal. É sócio de Trench Rossi Watanabe Advogados e professor da Escola de Direito de São Paulo (FGV) e da UERJ. Integrou o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária no biênio 2012-2014. É membro do Instituto dos Advogados do Brasil, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP) e do Deutsch-Brasilianische Juristenvereinigung. Escreveu livros e artigos científicos, no Brasil e no Exterior.

MARILZA M. BENEVIDES
Docente e Orientadora no MBA em Gestão de Riscos e Compliance na Trevisan Escola de Negócios e Fundação Álvares Penteado (FECAP)

Advogada e profissional de Compliance e Ética Certificada (CCEP) pela “Society of Corporate Compliance & Ethics” (SCCE), EUA, tendo atuado por mais de 20 anos em empresas multinacionais, principalmente em funções de gestão jurídica e de Compliance, com destaque para sua atuação como Diretora Jurídica das empresas do Grupo PepsiCo no Brasil, onde atuou por dezenove anos. Foi Vice-Presidente da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) e Diretora da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes). Sua formação abrange especialização em Direito do Consumidor (PUC/SP), curso de gestão empresarial (BSP) e de gestão jurídica (FGV/SP), além de cursos diversos na área de Governança Corporativa, com destaque para o de formação de conselheiros de administração, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), ao qual é associada e membro da Comissão de Gerenciamento de Riscos Corporativos e da Comissão Jurídica. É docente e orientadora de “Gestão de Riscos de Compliance”, no MBA em Gestão de Riscos e Compliance da Trevisan Escola de Negócios e da Fundação Álvares Penteado (FECAP). Autora de diversos artigos publicados e co-autora do artigo “Os 9 passos essenciais para fortalecer o compliance e a governança corporativa nas empresas” publicado na Harvard Business Review. e organizadora e coautora do livro “Governança Corporativa em Foco”. É membro do Comitê de Compliance do IASP e da Comissão Anticorrupção e Compliance da OAB/SP. É sócia do Moreno & Candeloro Advogados Associados onde atua como líder da área de Governança Corporativa e Compliance.

KARLIS NOVICKIS
Gerente Jurídico Senior na América Latina na Whirlpool

Advogado formado pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduado em Direito pela PUC/SP e pela Faculdade de Direito de Coimbra, Portugal, e em Administração de Empresas e Negócios pelo Insper/SP. Especialista em Compliance & Ethics, pela Society of Corporate Compliance & Ethics dos EUA. Oficial da reserva do Exército Brasileiro. Atualmente exerce as funções de Gerente Jurídico Senior da Whirlpool para a América Latina, e de Professor nos Cursos de Compliance da LEC e da Insper/SP.

Denis Jacob
Diretor Global de Compliance na Becton Dickinson

Denis Jacob é o Diretor Global de Compliance da Becton Dickinson, empresa líder no segmento de dispositivos médicos, sendo responsável pelo programa global de compliance anticorrupção e antissuborno.
Antes de assumir sua posição atual, gerenciou o departamento de Compliance para a região América do Sul na Covidien (adquirida pelo grupo Medtronic em 2015).
Trabalhou anteriormente na Becton Dickinson por quatro anos como Gerente Corporativo de Auditoria Interna, liderando diversos projetos internacionais com escopo financeiro, operacional e forense (incluindo investigações de ética e compliance).
Sua experiência profissional inclui ainda uma passagem pela Deloitte conduzindo projetos de auditoria externa em empresas multinacionais de capital aberto nas bolsas de valores de São Paulo e Nova Iorque (NYSE).

Flavio Serebrinic
Head de Gestão de Riscos, Compliance, Controles internos e Auditoria na Hypermarcas S/A

– Head das áreas de Gestão de Riscos, Compliance, Auditoria Interna e Controles Internos da Hypermarcas S.A.;
– 12 anos em consultoria com foco em gestão de riscos e compliance (ICTS-Protiviti) e 7 meses em consultoria estratégica (McKinsey & Company) trabalhando para grandes empresas, líderes de diversos setores, como varejo, bens de consumo, utilities, recursos naturais, logística, saúde, etc;
– Experiência internacional adquirida em projeto de 12 meses na China e projetos de curta duração em outros países;
– Graduado em Administração de empresas (ESPM), MBA em Gestão de Projetos (FIA-FEA/USP) e MBA em Governança Corporativa (FIPECAFI/IBGC)
– Professor do MBA de Gestão de Riscos e Compliance da Trevisan – Escola de Negócios – e palestrante em diversas instituições sobre os temas Gestão de riscos e compliance.

PALMARINO FRIZZO NETO
Diretor Jurídico na Hi Happy Brinquedos

Palmarino Frizzo Neto é atualmente diretor jurídico estatutário da Hi Happy Brinquedos, tendo desenvolvido a sua carreira por grandes empresas, como diretor jurídico nas empresas Rossi Residencial e Wal-Mart.

WAGNER GIOVANINI
Diretor de Compliance na Compliance Total

Engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão Ambiental, Black Belt na metodologia Six Sigma e Máster Coach formado pela Integrated Coaching Institute. Militou por diversos anos na área de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, tendo sido Diretor Técnico do Instituto Paulista de Excelência em Gestão (IPEG) e atuado como juiz do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) de 2004 a 2012. Atuou na Siemens por 29 anos, dos quais 8 como Diretor de Compliance e, atualmente, é sócio fundador da Compliance Total. É co-autor do Livro Ética Empresarial, publicado pela FNQ em 2011 e autor do Livro Compliance – Excelência em Prática, publicado em 2014.

THIAGO JABOR PINHEIRO
Sócio da área de Compliance e Ética Corporativa na Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados

Sócio da área de Compliance e Ética Corporativa do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados. Assessora clientes em questões de integridade corporativa, compliance anticorrupção, investigações e ações governamentais, e gestão de crises corporativas. Tem experiência com programas de integridade, investigações internas, auditorias e avaliações de risco internas e de terceiros, prevenção à lavagem de dinheiro, e processos administrativos punitivos nos mercados financeiro e de capitais. É Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília, e Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School.

Paulo Sergio Suzart
Compliance | AML/CFT | Anti-Corruption | FATCA na Suzart Consultoria

Instrutor de Cursos/Palestras e Consultor em Compliance (Anti-corrupção; FATCA; Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo). Instrutor responsável pela Certificação Internacional em Compliance (CERTIFICATE IN REGULATORY AND FINANCIAL CRIME COMPLIANCE) pela Associação Internacional de Compliance. Instrutor do International Compliance Training (Consultoria de Londres) na América Latina. Experiência de vários anos como Compliance Officer em diversas Instituições Financeiras. Responsável pela implantação de Políticas e Procedimentos em instituições financeiras em Compliance e Controles Internos. Membro de vários Comitês de Compliance; Ética; Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo em Instituições Financeiras. Pós-graduando em Direito Penal e Processo Penal.

ANDRÉ MARQUES GILBERTO
Sócio na área de Direito Concorrencal & Público na CGM Advogados

André Marques Gilberto é mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sócio de CGM Advogados na área de Direito Concorrencial & Público, com vasta experiência em compliance, especialmente em temas envolvendo direito administrativo, concorrencial e anticorrupção. Reconhecido por Chambers Latin America como um “leading practioner” no Brasil nas áreas de Direito Concorrencial (desde 2007) e Público (desde 2013). Vencedor do prêmio ILO Client Choice Awards em Direito Concorrencial (em 2011, 2012 e 2014). Autor de “Processo Antitruste Sancionador”, Lex, 2011; organizador e co-autor de “Concentração de Empresas no Direito Antitruste Brasileiro: Teoria e Prática dos Atos de Concentração”, Editora Singular, 2012; co-autor de “Competition Law and Practice: a Review of Major Jurisdictions”, CMP, 2009; co-autor de “Antitrust in Emerging and Developing Countries”, Concurrences/NYU Law, 2015.

Emerson Siécola de Mello
Advogado especialista em compliance, sócio da INTEGRITY BR

Experiência profissional de mais de 26 anos, 17 dos quais dedicados à implantação de programas de compliance e gerenciamento de riscos corporativos, atividades de ouvidoria e negócios sustentáveis no mercado financeiro nacional e de assessoria e consultoria a empresas, bem como vivência e relacionamento com entidades reguladoras e supervisoras.

Docente, palestrante e instrutor especialista sobre temas de governança, compliance e gerenciamento de riscos corporativos – GRC.

Membro do Instituto Compliance Brasil – ICB, Comissão de Estudos de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, Comissão de Compliance e Anticorrupção da OAB/SP e Grupo de Trabalho de Ética e Governança Corporativa da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, São Paulo.

VALDINEI DONIZETE SILVA
Responsável pela Área de Controles Internos e Compliance do Grupo Bradesco Seguros

Formado em Economia, MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Seguros pelo IBMEC, Pós Graduação em Seguros e Previdência pela FIA/USP, Técnico em Contabilidade e Certificações Técnicas. 23 anos de experiência no Mercado Segurador atuando em atividades relacionadas a Governança Corporativa, Compliance, Controles Internos, Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Prevenção a Fraudes, Anticorrupção , Ética, Segurança da Informação e PCN (Plano de Continuidade de Negocios), Desde de 2004 é membro/fundador da Comissão de Controles Internos e Compliance da CNSeg , Membro de Comitês de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Membro do Comitê de Governança do IRB Brasil Resseguros. Atua como professor em diversas matérias no Curso de Extensão Universitária de Controles Internos da Escola Nacional de Seguros.

CAMILLA DO VALE JIMENE
Sócia do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados

Pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professora do MBA de Direito Eletrônico da EPD – Escola Paulista de Direito. Professora convidada da Pós–Graduação dos cursos de Tecnologia da Informação e Computação Forense da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora convidada do MBA de Gestão de Riscos Financeiros, Corporativos e Compliance da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Instrutora da LEC – Legal, Ethics e Compliance. Membro consultora da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP. Membro da Comissão Permanente de Estudos em Tecnologia da Informação do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo. Palestrante em diversos congressos e seminários realizados por instituições como UNESP, UNICAMP, PUC/SP, CAMPUS PARTY, entre outras. Autora do livro “O Valor Probatório do Documento Eletrônico” (2010) e coautora de artigos publicados nos livros “Educação Digital” (2015) e “Compliance: A Nova Regra do Jogo” (2016).

Rony Vainzof
Sócio do Escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados

Sócio do Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados; Mestrando em soluções alternativas de controvérsias empresariais na Escola Paulista de Direito; Pós-Graduado em Direito e Processo Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Graduado em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Professor Convidado da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos Cursos de Pós-Graduação em Direito Digital e das Telecomunicações, bem como Computação Forense; Professor convidado do Curso de Direito Digital da FGV (FGVlaw) e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas no Curso de MBA em Construção Civil; Professor convidado da Escola Paulista da Magistratura; Professor convidado da Pós-Graduação em Direito Bancário da Faculdade de Direito Damásio de Jesus; Professor de Pós-Graduação das Faculdades FECAP, FIAP e IBTA; Vice-Presidente do Conselho da Tecnologia da Informação da Federação de Comércio/SP; Vice-Presidente do Comitê de Direito da Tecnologia da Câmara Americana do Comércio (AMCHAM); Diretor do Departamento de Segurança (DESEG) da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança Cibernética; Sócio efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP); Membro voluntário da Comissão Jurídica da Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP); Membro Colaborador da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP.

MODALIDADE QUANDO DURAÇÃO INVESTIMENTO
Aos Sábados
(Presencial)
AOS SÁBADOS

15/07/2017 (Início Turma 1A)
– Compliance Overview
– Legislações Anticorrupção

19/08/2017 (Início Turma 1B)
– Compliance Overview
– Legislações Anticorrupção

16/09/2017
– Suporte da Alta Administração
– Risk Assessment

21/10/2017
– Políticas e Controles Internos
– Auditoria e Monitoramento
– Comunicação e Treinamento

25/11/2017
– Due Diligence
– Investigação e Reporte
– Criminal Compliance

09/12/2017
– Compliance Digital
– Casos Práticos
08h30 às 17h30 Módulo I
R$ 1.690,00

Demais módulos:
R$ 1.480,00

Curso completo:
R$ 6.450,00, em até 12 vezes sem juros no cartão de R$ 537,50
Intensivo
(Presencial)
DIARIAMENTE
(de 22/05/2017 a 02/06/2017)

22/05/2017
– Compliance Overview
– Suporte da Alta Administração

23/05/2017
– Legislações Anticorrupção

24/05/2017
– Risk Assessment

25/05/2017
– Compliance Digital

26/05/2017
– Due Diligence

29/05/2017
– Auditoria e Monitoramento

30/05/2017
– Comunicação e Treinamento
– Criminal Compliance

31/05/2017
– Investigação e Reporte

01/06/2017
- Políticas e Controles Internos

02/06/2017
- Casos Práticos

18h45 às 22h45 R$ 6.450,00, em até 12 vezes sem juros no cartão de R$ 537,50

O curso para formação de Compliance Officers, promovido pela LEC, tem sido fundamental para o aprimoramento dos conceitos relacionados à GRC (Governança, Riscos e Compliance), consolidando os meus conhecimentos. Interagir com os profissionais, tanto os experientes quantos os que estão em início de carreira em Compliance, tem sido uma experiência única que, além de proporcionar troca de ideias, amplia o meunetworking. A LEC aborda de forma direta e objetiva os problemas e as soluções que envolvem os riscos de Compliance nas organizações. Os instrutores são altamente qualificados e despertam nossa visão sistêmica por meio de exercícios práticos e discussões para incentivar os participantes na busca de soluções aos desafios do Compliance Officer. Concluirei esse treinamento convicto de que o investimento vale à pena. Recomendo e espero ser convidado para participar dos próximos eventos!

Valmir Fernandes

Auditoria Interna na Yamaha Motor do Brasil Ltda

Tive a imensa satisfação pessoal e profissional em participar do Curso de Formação de Compliance Officer, oferecido pela LEC. Não tenho dúvidas de que ali estavam os melhores profissionais empenhados em disseminar seus conhecimentos aos alunos, e que também o conteúdo programático correspondeu aos temas propostos e estavam de acordo com a atual realidade nacional e internacional. Estou contente por fazer parte da 1ª turma da LEC neste curso. A experiência foi extraordinária e inesquecível, pois ganhei conhecimento, fiz colegas e expandi meu portfolio profissional. Parabéns a LEC e a todos os profissionais envolvidos na organização do curso.

Daniel Barbosa

Internal Auditor na Komatsu Forest Ltda

Participar do Curso de Formação de Compliance Officer foi uma enorme oportunidade de aperfeiçoamento técnico, além da possibilidade de formação de uma rede de contatos de primeira linha, direcionados ao tema. O grupo de instrutores são o ponto chave do curso, à medida em que tratam-se de profissionais de renome no mercado, atuantes e influentes, e que não pouparam esforços para compartilhar seu conhecimento e experiências. Os palestrantes de cada módulo agregaram muito a cada tema proposto, trazendo para a base conceitual, resultados práticos aplicados. Foram 07 meses de convivência que com certeza marcaram a vida profissional de todos os participantes desta primeira turma, e no meu caso específico, um curso que superou em muito as minhas expectativas e que deixará saudades. Um marco para a área de Compliance no Brasil!

Esttela Maria Berri

Depto de Gestão de Riscos e Controles Internos na fundação Copel


Apoio